sexta-feira, 2 de setembro de 2011

HOMENAGENS RECEBIDAS PELA PUBLICAÇÃO DAS PÉÇAS DE CIRCO TEATRO




 Depois de muitos anos que  vivi em circo, não poderia deixar de contar uma historia que muito me emocionou no dia 29 de agosto de 2011.
                                    Nos anos  60 e 70 e 80 , meu pai juntamente com minha mãe e  meus 11 irmãos fundamos o Glorioso CIRCO TEATRO CAXAMBU que percorreu 8 estados Brasileiros levando o teatro circense a milhares de pessoas, alcançando sucesso absoluto em todas as cidades.
                                   Em nosso repertório sob o comando de nosso diretor, escritor, e ensaiador Joaquim Silva ( J. Silva )
foram montadas 40 peças, que durante 30 anos fizeram parte dos nossos espetáculos.


                  DESTACANDO AS SEGUINTES PEÇAS :


            E O CÉU, UNIU.... 2 CORAÇÕES

                 A   CANÇÃO DE BERNADETE

           AS  ALMAS PERTENCEM A DEUS
                 CORAÇÃO MATERNO
   
           O   ÉBRIO
   
           JERÓNIMO O HERÓI DO SERTÃO
           FERRO EM BRASA
           A HERANÇA MALDITA

           FILHOS DE NINGUÉM
           A VERDADE DE UM ESCRAVO
           A FLOR DE MANACÁ
           ÍNDIA
           CABOCLA BONITA
             LÁGRIMAS  DE  HOMEM
           MESTIÇA
  
           OS BRUTOS  TAMBÉM AMAM

            MINHA FILHA, MINHA  RIVAL
            O DIREITO DE NASCER
            OS TRANSVIADOS
                                   
ENFIM, TODAS AS PEÇAS E TEXTO DE DRAMATURGIA  E MUITAS  OUTRAS, NUM TOTAL DE 50...... FORAM GUARDADAS POR MIM POR MUITOS ANOS.


Como tudo acaba nesse mundo, com o nosso teatro não foi diferente, um dia chegou o fim.

  A arte circense foi se modificando, os espetáculos seguiram por outros caminhos. 
                                    Montamos o tal circo moderno, onde eram apresentados em cada cidade somente 4 espetáculos, e a atração deixou de ser o teatro, e sim.................. OS ANIMAIS, O GLOBO DA MORTE OS TRAPÉZIOS VOADORES , ETC...


  E o tempo passou...........................................       O CIRCO TEATRO SAIU DE CENA.....

                                            Sula em momento especial elogiando minha atitude em doar as péças para a publicação.


                                   30 ANOS DEPOIS, CONHECI UMA PESSOA  DE NOME  SULA MAVRUDIS  ( Pesquisadora da arte circense ) QUE AO VER AS PEÇAS ADAPTADAS  PARA O TEATRO DO CIRCO CAXAMBU, FICOU IMPRESSIONADA COM O ACERVO DE MINHA PROPRIEDADE (GUARDADO A UNS 30 ANOS ) ENTÃO ELA ME DISSE:

PARDAL, EU PODERIA LEVAR AS PEÇAS PARA FAZER CÓPIAS E PROVAVELMENTE ENTRAR COM UM PROJETO PARA QUE ELAS SEJAM EDITADAS OFICIALMENTE COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS ?
COM TODO PRASER DOEI AS PEÇAS SABENDO FOI A DECISÃO MUITO IMPORTANTE AUTORIZAR, A EDIÇÃO OFICIAL , IMORTALIZANDO-AS.

 MUITO PROVAVELMENTE APÓS A MINHA MORTE , ALGUÉM COM CERTEZA DARIA UM FIM NAS PÉÇAS JOGANDO-AS NO LIXO  POR NÃO SABER O VALOR CULTURAL QUE ELAS POSSUÍAM.






                              FOI ASSIM, QUE  A QUERIDA  AMIGA SULA COM MUITO TRABALHO DE PESQUISA COM A INICIATIVA DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO  DE MINAS GERAIS , POR MEIO DO PROGRAMA CENA MINAS E COM APOIO DO INSTITUTO SÉRGIO MAGNANI, E PATROCÍNIO DA COPASA M.G. FORAM EDITADOS OFICIALMENTE 36 TEXTOS DE DRAMATURGIA CIRCO E TEATRO.


                                 Eu, agradecendo a todos muito emocionado ao receber das mãos da secretaria de educação do estado de Minas Gerais o primeiro dos 800 kits editados com 36 péças.


                             PARA MIM FOI UM PRÉMIO QUE JAMAIS ME ESQUECEREI.... NO DIA 29 DE AGOSTO DE 2011 VER PUBLICADAS AQUELAS PÉÇAS QUE ERAM ENCENADAS POR MUITOS ANOS POR MIM, E MEUS IRMÃOS,  EM NOSSO QUERIDO CIRCO TEATRO CAXAMBU.




                           AOS  AMIGOS CIRCENSES ...AGORA  REALMENTE ESTÃO IMORTALIZADAS AS NOSSAS PÉÇAS E TEXTOS  TEATRAIS.
                           COM CERTEZA FORAM TAMBÉM O MOTIVO DE GRANDE SUCESSO EM CENTENAS DE CIRCOS TEATRO NO BRASIL. 

                            OS AUTORES DOS TEXTOS  DAS OBRAS LITERÁRIAS CIRCO TEATRO , AGORA OFICIALMENTE IMORTALIZADAS....JOAQUIM SILVA, E MUITOS OUTROS  ESTEJAM ONDE ESTIVEREM.......

ESTÃO ORGULHOSOS PELAS SUAS OBRAS NÃO CAIREM NO ESQUECIMENTO.
TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE NO CIRCO DE LONAS AZUIS DO INFINITO ESTÃO APLAUDINDO ESSA INICIATIVA INESQUECÍVEL 


                                                   800 KITS CONTENDO 36 PÉÇAS, FORAM DISTRIBUÍDOS A CIRCOS, BIBLIOTECAS, GRUPOS DE TEATRO AMADORES E PROFISSIONAÍS E MUITAS PESSOAS INTERESSADAS EM NÃO DEIXAR O CIRCO TEATRO NO BRASIL MORRER.

                            Roberto Aparecido Gonçalves    (O  Palhaço Pardal)
                                                 

7 comentários:

  1. AGRADEÇO A PRESENÇA DE VELHOS AMIGOS CIRCENSES QUE ESTIVERAM NO ESPAÇO DA FUNARTE EM BELO HORIZONTE NO DIA 29 DE AGOSTO DE 2011 NA FESTA DE COMEMORAÇÃO DO LANÇAMENTO OFICIAL DAS PÉÇAS DE CIRCO TEATRO.
    FOI PARA MIM UM DIA MUITO ESPECIAL QUE DEDICO AO MEU QUERIDO PAI, E AO MEU MESTRE E DIRETOR JOAQUIM SILVA.TENHO CERTEZA QUE ELES NO ORIENTE ETERNO, (NO GRANDE CIRCO DE LONAS AZUIS DO INFINITO) ESTÃO APLAUDINDO DE PÉ ESSA HOMENAGEM...

    ResponderExcluir
  2. No dia 29 de agosto de 2011, apóz ser homenageado pelo Instituto Sergio Magnani, em Belo Horizonte no Espaço Funarte onde foram editadas oficialmente 36 péças de Circo e Teatro que eu guardei por 30 anos e finalmente Com apoio da secretaria da Cultura de Minas Gerais,e Copasa M.G. Um trabalho de pesquisa feito por minha amiga Sula Mavruvisk.
    800 Kits contendo 36 péças cada, foram distribuidas pelo Instituto a Circos, Grupos de Teatro, Bibliotécas, etc...
    AS PEÇAS DE (VÁRIOS AUTORES) QUE FORAM REPRESENTADAS POR MUITOS ANOS NO CIRCO TEATRO CAXAMBU, QUE FORAM POR MIM GUARDADAS DURANTE 30 ANOS FINALMENTE FORAM OFICIALIZADAS E COM CERTESA IMORTALIZADAS.
    Recebi um reconhecimento oficial do governo atraves da secretaria de cultura pelos anos de Circo e Teatro em que passei viajando pelo Brasil especialmente em Minas Gerais, onde resido na cidade de Guarani, e FIZ A DOAÇÃO DO MEU PRÊMIO a Secretaria de Cultura onde se encontra na Bibliotéca Municipal.Agradeço muito as palavras de carinho que recebi das autoridades Municipais de minha cidade.

    ResponderExcluir
  3. Pardal,Lembor´me de saua paresentações em santo Antônio do Amparo, não esqueço as peças ferro em brasa, marcelino ´pão e vinho, etc, todas maravilhosas, lembro de seu pai, comn aquele vozeirão, lindo demais, sinto saudades daquele tempo, Felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meu email é moises-cm@hotmail.com.
    Sr. Pardal, por um acaso o Sr. é o pai de uma garotinha circense chamada Ana Paula nascida na cidade de Campo do Meio MG.Se for quero que saiba que tenho saudades da Aninha, nome que chamavamos ela quando esteve na Cidade referida no fim dos anos 70 e começo dos anos 80 quando ela esteve lá presente, ela frequentou minha sala de aula por uns dias, ficamos amigos e nunca mais a vi. Campo do meio se orgulha em ter uma filha tão ilustre!
    Por onde anda Ana paula ( a nossa Aninha )?

    ResponderExcluir
  5. tive a honra e a sorte de receber essa belissima coleção editada através do CENA MINAS, premio que também recebi em 2008, pela programação do Espaço Mezcla.
    sou muito agradecido.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Sr. Pardal, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por tão importante acervo e por sua publicação! É muito importante que estes textos sejam divulgados pois fazem parte da história do circo brasileiro. Sou pesquisadora do circo teatro e gostaria de saber mais a respeito da vida de Joaquim Silva. O senhor poderia me ajudar?
    Obrigada,
    Moira

    ResponderExcluir
  7. sr. pardal tenho curiosidade em saber se voce é irmão ou pai de uma contorcionista, na epoca muito novinha, de nome OLGA, voces ficaram uma longa temporada na Cidade Mineira de Ubá MG, o sr. se lembra???? se a olga tiver facebook eu queria adiconá-la........Obrigado

    ResponderExcluir