domingo, 20 de maio de 2012

CIRCOS PEQUENOS A BEIRA DA EXTINÇÃO

Meus queridos colégas circenses, fico profundamante preocupado com a tradição secular que é o mundo do circo. Hoje estive analizando as dificuldades que os circos vem enfrentando para conseguir sobreviver honestamente neste Brasil . Estão exigindo tantos documentos para a liberação de uma temporada de 4 dias que seja  que posso considerar um absurdo o que estão fasendo com os nossos queridos colegas .

Fico pensando nos circos pequenos que visitam as cidades pequenas do interior como fazem para conseguir trabalhar? Tenho visto alguns circos entrar nas praças sem documentação nenhuma ( No peito e na raça ) Se escondendo em terrenos nos bairros distantes, mas quando são descobertos pelo fiscal , recebem a ordem para desocupar a cidade como se fossem bandidos .

COM A MINHA EXPERIÊNCIA DE 50 ANOS VIAJANDO, POSSO GARANTIR QUE ESTÁ IMPOSSÍVEL CONTINUAR  OS CIRCOS PEQUENOS EXISTINDO.

Um circo pequeno tocado pela tradicional família circense, não pode se apresentar em cidade grande, nem nos bairros, porque não tem como conseguirem a documentação exigida para o funcionamento. 
TAXAS ,  LICENÇAS,  AUTORIZAÇÕES DE TUDO  AUTORIZAÇÃO PARA ENTRADA DE MENORES,   LUZ,  AGUA ,  BOMBEIROS,  SAUDE PÚBLICA,  POLÍCIA CIVIL,  POLÍCIA MILITAR, ART DE ENGENHEIROS RESPONSÁVEIS PELA PARTE ELÉTRICA  E ARQUIBANCADAS,  TERRENOS, AGORA VÃO EXIGIR  SEGURANÇA NO TRABALHO.       NÃO PODEM FASEREM PROPAGANDA VOLANTE,          NÃO PODEM COLAR CARTAZES,                                         NÃO PODEM TEREM ANIMAIS.
 E SEM COMENTAR OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS FUNCIONÁRIOS. ( quase circo nenhum se preocupa )
 MUITOS CIRCOS QUANDO  PASSAM PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA ENFRENTAM PROBLEMAS (conheço alguns circenses que fogem da polícia rodoviária como se fossem bandidos) 
Os donos de circos pequenos que ainda estão funcionando, eu posso chama-los de HERÓIS  anônimos.
O preço dos ingressos que eles cobram é irrisório, e ainda as pessoas acham caro.
INFELISMENTE OS CIRCOS PEQUENOS TENDEM A SEREM  DISIMADOS.

CONHEÇO ALGUMAS CIDADES QUE ATRAVÉS DE SEUS TODOS PODERÓSOS PREFEITOS ( donos da cidades ) NÃO AUTORIZAM O FUNCIONAMENTO, ALEGANDO QUE O CIRCO VAI LEVAR O DINHEIRO DA CIDADE.

Ja imaginaram nos dias de hoje negar autorização de funcionamento a uma das mais antigas culturas do mundo ? 
 Uma grande covardia que fazem com os indefezos circos pequenos.....

TENHO VISTO MUITAS PESSOAS DEFENDENDO OS CIRCOS NO BRASIL , COMO VI O DEPUTADO TIRIRICA NA TV  E MUITAS PESSOAS DE GRANDE CONHECIMENTO  TENTANDO DEFENDER OS CIRCOS. 

MUITOS PROJETOS EM ANDAMENTO.

APEZAR DE NÃO VIAJAR MAIS COM CIRCO, FICO INDIGNADO COM TANTAS INJUSTIÇAS , E NINGUEM FAZ NADA URGENTE...




ALGUEM PODERIA ME DIZER ..........ONDE ESTA O SORRIZO DESSE PALHAÇO?



SALVEM   OS  CIRCOS , MAS NÃO SE ESQUEÇAM DOS PEQUENOS ANTES QUE ACABEM


                                 ( Imagem Ilustrativa ) 
Será que esse circo tem condiçôes de cumprir as formalidades da lei para poder funcionar.... Com certeza o dono desse circo tem um sonho, que eu acho dificil se realizar na atual realidade.

HOJE NA ERA DA INFORMÁTICA DO MUNDO MODERNO, ACREDITO QUE SERÁ IMPOSSÍVEL ALGUEM FASER O QUE MEU PAI E MEUS IRMÃOS  FIZEMOS A MUITOS ANOS ATRAS.

 No ano de 1964 na cidade de Caxambu, no Bairro da estação, meu pai começou um circo, uzando sacos de farinha como pano de roda. E depois uzando bambus como mastros fizemos a cobertura , tambem de sacos de farinha e de açucar, muitas vezes durante o espetáculo caia uma chuva fraca e pingava açucar na cabeça das pessoas.
 O tamanho do circo era 10x15 a energia elétrica era tirada de um bar ( duas lâmpadas de 200 wts no picadeiro, e duas  na frente )
 O som que a gente uzava era um sanfoneiro e um pandeiro, a propaganda da rua era feita  num porta voz ( um canudo de lata) que meu pai saia pelas ruas gritando ( Não percam hoje no teatrinho Caxambu mais um grande espetáculo com os Irmãos Gonçalves)
Com o passar dos anos nossa família se fortaleceu, viram os filhos, netos e bisnetos e um grande espetáculo aconteceu em nossas vidas


Parte da minha família COMEMORANDO 80 ANOS DE MINHA MÃE (sem a presença do velho pai que se foi para oriente eterno.) SOMOS EM 75 FAMILIARES DIRETOS, 35 NETOS E 18 BISNETOS .


Sou,  Roberto Aparecido Gonçalves, o ex Palhaço ( Pardal )  muito triste em ver colégas de circos pequeninos passando por situações lamentáveis nas praças tentando levar a verdadeira arte as pessoas e não tendo ninguem para defende-los.
MUITAS VEZES OUVI CIRCENSES DIZENDO...........
ENQUANTO EXISTIR CRIANÇA, O CIRCO EXISTIRÁ...


Vendo a imagem desse palhaço, sinto que ele esta querendo nos dizer :


SALVEM OS CIRCOS PEQUENOS NO BRASIL
ANTES QUE SE ACABEM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário